CARREGANDO PORTAL

Escreva para pesquisar

Quem Somos

ICMALAGOAS-COLOR

HISTÓRICO DA OBRA EM ALAGOAS

Os primeiros contatos

No estado de Alagoas, a Igreja Cristã Maranata surgiu em 1971, na cidade de Palmeira dos Índios, região agreste do estado, três anos após o surgimento da instituição. À época, ainda se chamava Igreja Cristã Presbiteriana. Tal nomenclatura só foi alterada 15 anos depois, por uma revelação do Senhor.

Os que testemunharam tal ocasião relatam que a alegria foi semelhante à registrada no evangelho escrito por João, no primeiro capítulo, quando Filipe disse a Natanael: “Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na Lei e de quem escreveram os Profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. (…) Vem e vê”.

O primeiro contanto com a ICM se deu em maio de 1971, quando o pastor Ivan fora a Vila Velha, no estado do Espírito Santo. Ao voltar, combinou com o pastor Isaías para lhe apresentar “algo novo que estava surgindo”.

No dia 23 daquele mês, pouco depois do regresso do pastor Isaías, ele e um grupo de irmãos que estavam no culto foram surpreendidos pela visita de pastores da igreja a que pertenciam, até então.

Os pastores assumiram a direção do culto – que acabou virando uma mera reunião tumultuada – e “convidaram” os que faziam parte ou eram de grupos “renovados” a se retirar do templo, o que aconteceu em seguida.

O grupo que saiu do templo junto com o pastor Isaías era de aproximadamente 30 pessoas, a maioria jovem. Alguns, regressaram pra denominação de origem.
Dos que ficaram, a maioria alcançou o ministério, exercendo-o no Brasil e no exterior, como o pastor Edmar Cavalcante, atualmente nos Estados Unidos.

O primeiro culto

No dia 30 de maio de 1971 – um dia de domingo – ocorreu um casamento que marcou o início efetivo da ICM em Alagoas. Os que viveram o momento contam que fora uma semana difícil (de 23 a 30) para o pastor e para os noivos. Mas bem falou o pastor Isaías “que as bençãos do Senhor seriam concedidas em qualquer lugar”.

Para surpresa de todos, os irmãos da Igreja de Cristo Pentecostal “cederam” o templo – em construção – para o culto de glorificação a Deus, por aquela união.
A igreja foi adornada com flores. Já o piso, ainda de barro batido, coberto com flores de eucalipto, que exalavam um aroma agradável.
Este foi o primeiro culto oficialmente realizado sob o nome da ICM em Alagoas.
Após isso, os cultos e reuniões aconteceram nas casas dos irmãos.

Primeira reunião com o Presbitério

Em julho de 1971 aconteceu um fato marcante para os irmãos de Alagoas. Os irmãos que agora faziam parte da ICM participaram da primeira reunião com o Presbitério Espírito Santense. À época, esses encontros eram realizados semestralmente, nos estados. Irmãos de Maceió, que dariam início à ICM na capital, também participaram.

Estiveram presentes nesta reunião o primeiro presidente do PES, pastor Manoel dos Passos Barros, o terceiro e atual presidente da instituição, Pastor Gedelti Gueiros e o pastor Mauro ***, primeiro tesoureiro da ICM, acompanhados pelas esposas. Além deles, estiveram também o pastor Otávio *** (Belo Horizonte – MG) pastor Severino *** (Campina Grande – PB), pastor José Carlos Dantas (Aracajú – SE).

Primeiro templo – Palmeira dos Índios

Após isso, foi dado início a compra de um terreno, para construção de um templo em Palmeira dos Índios, onde hoje é a ICM Central, na rua Holanda, bairro São Cristóvão. Os cultos e reuniões agora eram feitos numa propriedade da ICM, sob a sombra de duas árvores (mangueiras) plantadas no terreno já adquirido, no horário da tarde.

Segunda cidade

No mesmo período em que fora realizado o primeiro culto em Palmeira dos índios, na cidade de Olho d’Água das Flores, um grupo de irmãos da antiga igreja dos servos que vieram para ICM decidiram, também, abraçar a obra que o Espírito Santo realizava, nessa.
Atualmente temos duas igrejas na cidade. Alguns desses irmãos permanecem integrados até hoje.

Chegada da ICM Maceió

O início da ICM em Maceió se deu pelo ministério do pastor Isaías, também em meados de julho de 1971, junto com irmãos da capital que estiveram presentes na reunião do PES, em Palmeira dos Índios.

As reuniões iniciais, em Maceió, eram conduzidas por ele, na companhia por um grupo de jovens, como Everaldo Cavalcante (hoje, pastor no estado do Espírito Santo), e instrumentistas.

Entre os primeiros membros da ICM em Maceió está o casal de idosos Dionísio e Maria. O irmão Dionísio chegou a ser ungido para o ministério da palavra, mas foi chamado pelo Senhor antes da ordenação.

Além deles, havia também uma família, que teve um pastor. Ele chegou a doar um terreno para a igreja, mas reivindicou a posse, posteriormente e abandonou o ministério por não crer que o Senhor fosse progredir a obra que já realizava na ICM.

Primeiro templo na capital

As reuniões na capital começaram a ser conduzidas em imóveis alugados. Após isso, foi construído o templo da ICM Levada, também chamado de ICM Centro.

Em breve continuaremos o histórico.